terça-feira, 25 de março de 2014

SISTEMA DE PROTEÇÃO SANITÁRIA DOS MANANCIAIS QUE ABASTECEM A REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

OBJETIVO: O EM DEBATE é um espaço para apresentação de informações e de fontes de consulta para fomentar a discussões de temas relacionados ao SANEAMENTO E RECURSOS HÍDRICOS.

Tanto os membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos quanto demais membros da sociedade devem ter acesso às informações e apresentar suas contribuições. 

Nesse primeiro tema (edição 0010314) serão apresentados elementos 
Referentes ao SISTEMA DE PROTEÇÃO SANITÁRIA DOS MANANCIAIS QUE ABASTECEM A REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM. 

ENTENDA AS FASES

PLANEJAMENTO: A PROTEÇÃO SANITÁRIA DOS MANANCIAIS FOI PREVISTA NA DÉCADA DE 1980.

A proposta consistia na coleta e bombeamento do esgoto para, então ser tratado na Estação de Tratamento do Una (Polo Belém).
Observe no mapa que todo esgoto que pudesse vir a ser produzido nas bacias do entorno dos mananciais seriam coletados e bombeados para outras bacias.

PROJETO/OBRA PROSEGE: A PROTEÇÃO SANITÁRIA DOS MANANCIAIS CONTAMPLADA NO PROJETADO NA DÉCADA DE 1990

            As obras do Projeto PROSEGE contemplaram os bairros Guanabara e Marambaia. As obras foram iniciadas em 1993 e sofreram paralisações em função de diversos problemas. Independente das obras do PROSEGE, os conjuntos habitacionais da COHAB, glebas I, II e III, localizadas no Bairro da Marambaia, já possuíam rede coletora, cujas vazões de contribuição foram incorporadas na rede coletora do referido projeto.
            A concepção para a complementação das obras do PROSEGE foi definida pela construção de interceptores ao longo das vias marginais do Igarapé Água Cristal, que fazem parte do Projeto Una. Tais interceptores conduziriam os esgotos das áreas de abrangência do projeto até a elevatória final existente, na foz do Igarapé do Uma (Proposta original prevista do plano da década de 1980), lançando-os in natura no emissário subaquático existente na Baia de Guajará.
            Em 1997 foi elaborado Termo de Referência cujo objetivo foi o de apresentar outras opções para a elaboração de projetos de engenharia e unidades complementares necessária ao funcionamento do PROSEGE. A partir de então, foi definida a implantação de duas ETE’S uma localizada na Rua da Mata (ETE-01) e outra na Av. Tavares Bastos (ETE-02) ambas do tipo Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente.


PROJETO/OBRA PROLONGAMENTO DA JOÃO PAULO II: PROJETO DE PROTEÇÃO SANITÁRIA E OBRAS DE ARTE CORRENTES 

O que consta no Edital 
  
Nesta fase deverá constar o desenvolvimento do projeto de proteção sanitária do Parque do Utinga, por meio da captação dos efluentes através da rede de drenagem e tratamento. Deverá ser detalhada a solução definida após a conclusão da etapa de Anteprojeto.

Alguns pontos precisam estar EM DEBATE:
a) Qual a tecnologia utilizada na coleta de efluentes na própria rede de drenagem pluvial?
b) Qual a tecnologia capaz de garantir a remoção de poluentes em vazão considerável geradas nas sub-bacias de contribuição?
c) Considerando a o "fracasso" do PROSEGE, qual a estratégia para a destinação do efluentes de toda a comunidade das sub-bacias de contribuição?
d) As ETEs Rua da Mata e Tavares Bastos estão em funcionamento?
ETE Rua da Mata - Imagem (google Earth) 

ETE Tavares Bastos - Imagem (google Earth) 


OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES EM:

COSANPA. Programa de Ação Social em Saneamento, Termo de Referencia - PROSEGE, Belém, 1999.

SILVA, V. M. da. Plano diretor setorial do sistema de esgotamento sanitário: alternativas de concepção para a área de maior adensamento. 2005. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário